CONTE COM A YPF é um serviço exclusivo da YPF do Brasil disponível gratuitamente.

Oferecemos consultoria técnica de alta qualidade para as questões que surgem na hora da troca de óleo, sejam do trocador ou do próprio cliente. Basta escolher e clicar em um dos canais abaixo de 2ª a 6ª feira, das 08h00 às 17h00:

Perguntas Frequentes

1 - A linha Elaion Automotiva possui diferenciação em sua formulação?

Sim, a linha Elaion possui formulações que atendem às mais altas exigências dos motores de última geração existentes no parque automotivo brasileiro.

2 - Quais são as novas tendências da indústria automotiva com relação à fabricação dos motores modernos?

A evolução da indústria automotiva acontece tanto nos motores Diesel quanto nos motores a gasolina, que são menores, com potência igual ou maior, mais leves, mais comprimidos, que funcionam a altas velocidades (RPM) e, em alguns casos, com a adição de turbocompressores. Ao mesmo tempo, esses desenvolvimentos também têm como objetivo gerar o menor impacto ambiental possível, seja através da redução do consumo de combustível ou na menor geração de emissões poluentes.

3 - Qual é o papel dos lubrificantes nessa nova geração de motores?

O lubrificante deve, além de todas as funções já conhecidas, apresentar propriedades adicionais visando proteger os motores de última geração, ou seja, motores que apresentem condições adversas de utilização e que utilizem qualquer tipo de combustível (gasolina, Diesel, GNV e biocombustíveis).

4 - Isso quer dizer que um motor pequeno, de um veículo econômico, também pode requerer um lubrificante de alto desempenho?

Sim, porque o motor que o equipa pode trabalhar com um alto nível de "stress", o que demanda um lubrificante com maior nível de proteção.

5 - Quais são os argumentos e atributos mais importantes da linha Elaion p/ acompanhar a nova tendência tecnológica da indústria automotiva e também o mercado de combustível?

A linha Elaion apresenta:
– Fator Anti-Stress para cada produto, assegurando a proteção adequada para cada tipo de motor e para cada tipo de veículo;
– Tecnologia Flexlub em todos os produtos, para ser utilizada em motores que funcionam com qualquer tipo de combustível, cobrindo, dessa forma, as exigências de todos os tipos de motorização;
– Produtos específicos para cada tipo de veículo e com foco na preservação do meio ambiente, como Elaion F50, que foram desenvolvidos para serem utilizados em motores que possuam sistema de pós-tratamento de gases de escape de última geração. Também contribuem pela mesma causa o Elaion F50 E, Elaion F50 d1 e o Elaion F50 d2, que proporcionam uma redução no consumo de combustível.

6 - De quanto em quanto tempo ou uso devo realizar a troca de lubrificante do meu veículo?

O intervalo de troca de lubrificante de cada veículo é definido pela montadora e deve ser cumprido como determina o manual.

7 - Para que veículos são destinados os produtos Elaion F50 d1 e o Elaion F50 d2?

O Elaion F50 d1 e o Elaion F50 d2 são produtos especialmente desenvolvidos e homologados pela YPF para cumprir as exigências e níveis de qualidade dexos1 e dexos2 para os veículos comercializados pela General Motors em todo o mundo.

8 - Posso utilizar o F50 d2 ao invés do F70E?

Depende. Sempre devemos nos atentar quais especificações são solicitadas pelo fabricante, cada produto é destinado a um nível de exigência.

9 - Onde utilizar o F50 J?

O Elaion F50 J, “J” e “japonesas”, foi desenvolvido para suprir a necessidade do mercado para as montadoras, japonesas, asiáticas e italianas e complementar nossa linha premium de lubrificantes para linha leve.

10 - Qual o critério mais importante a ser considerado na hora de comprar um lubrificante?

O ponto mais importante a ser considerado é, sem dúvida, a recomendação do fabricante do veículo.

1 - Que funções desempenha o lubrificante de motor em uma moto?

Lubrifica e protege o motor e o sistema de embreagem/transmissão.

2 - Posso utilizar lubrificantes para motores de automóveis em uma moto?

Não. Em primeiro lugar, a maioria das motocicletas de 4 Tempos tem lubrificação integral de cárter, transmissão e embreagem. Ou seja, é necessário um lubrificante especial, como é a linha ELAION MOTO 4T, que seja apto para a lubrificação da transmissão e evite o escorregamento da embreagem. Se a motocicleta tiver lubrificação independente, o motor será mais exigido que o de um automóvel, trabalhando a uma velocidade maior, porém, com menor volume de lubrificante no cárter. Portanto, não se pode usar nenhum óleo automotivo em uma motocicleta.

3 - O que são as normas JASO TYPE 903?

JASO é a abreviatura de Japanese Automotive Standards Organization. As normas JASO Type 903 são dirigidas pelos fabricantes japoneses de motocicleta, que impõem requerimentos de performance a esses óleos. Esses requerimentos são de tipo químico (limitação dos compostos organometálicos) e de desempenho frente às exigências das embreagens das motocicletas. Para eles, é necessária a introdução de aditivos especiais como os que compõem a linha ELAION MOTO 4T, gerando uma modificação no índice de fricção do lubrificante. Por sua vez, a Norma JASO Type divide os óleos em MB, que não são aptos para a lubrificação integral do motor, transmissão e embreagem, e em Type MA – MA1 – MA2, que estes, sim, são aptos para a lubrificação integral, sendo o nível MA2 o superior.

4 - É melhor uma viscosidade maior para a minha moto?

Não necessariamente. O importante é que seja um lubrificante especificamente desenvolvido para motos. É muito importante sempre considerar a recomendação do fabricante do veículo.